Resiliência – “A arte de se curvar para alcançar mais alto”

Resiliência

“A arte de se curvar para alcançar mais alto”

A primeira vez que ouvi este termo foi vindo de um engenheiro que comentava sobre a importante propriedade física de suportar pressão e retornar ao estado inicial sem sofrer nenhum tipo de alteração.

Naquela conversa a pessoa fazia uma relação entre esta propriedade da física e certas necessidades e habilidades que os profissionais deveriam possuir ou desenvolver para se adaptarem melhor às mudanças que ocorrem diariamente nas organizações.

Hoje após alguns anos, temos ouvido um pouco mais sobre resiliência e também este termo já nos é bem mais familiar, principalmente no mundo corporativo o qual diante das necessidades e da velocidade de adaptação que estamos expostos, somos obrigados a desenvolver habilidades e capacidades que não podemos ignorar.

Não é de se espantar com tantas situações onde nos deparamos com o excesso de tarefas, prioridades e mais prioridades, cobranças em cima de cobranças, incoerências, mandos e desmandos, falta de tomada de decisões ou tomadas de decisões drásticas, isso sem falar nas questões de injustiça e de desmotivação das pessoas, enfim, ter que administrar estas situações e aliar isso ao fato de que temos nossas vidas particulares, que também nos apresentam questões a serem resolvidas, é bem complicado e acarreta em pressões psicológicas que por muitas vezes se transforma nesse tal de estresse.

Sabemos exatamente que isso tudo, infelizmente não é mais uma exceção nas empresas e sim já se tornou quase uma regra, pois sempre conseguimos dar aquele jeitinho e finalizamos o projeto atrasado, ou ficamos até mais tarde e concluímos aquele relatório urgente. Sempre conseguimos e vamos superando as barreiras que nos são impostas, vamos suplantando as dificuldades e nos fortalecendo nas adversidades, tendo a oportunidade de aprender, melhorar o que fazemos e também evitar muitas coisas as quais jamais devemos fazer.

Aprender a lidar com estas questões faz parte de um grande processo de desenvolvimento, muitas vezes doloroso, mas que também pode se tornar uma grande oportunidade para aqueles que souberem aproveitar cada experiência vivida.

Superar o que jamais imaginávamos sofrer é uma grande demonstração de força e resistência que nos leva a subir níveis na escala da excelência e nos conduz a sermos pessoas dotadas desta capacidade de suportar as pressões, porém voltando sempre ao seu estado natural, nos tornando assim profissionais resiliêntes.

Um abraço a todos.

Renine Jarussi

Deixe um comentário